O que é preciso para se ter uma Landing Page de sucesso?

O que é preciso para se ter uma Landing Page de sucesso?

O principal fator de uma estratégia de Indound Marketing é atrair o público certo. E muito mais, deve se conseguir atrair o público para que consumam ainda mais os conteúdos, caminhando pelo seu funil e tornando-se clientes.

Para que isto aconteça, é preciso converter essas pessoas em Leads, e a melhor estratégia para que essa conversão ocorra é o uso de Landing Pages.

Mas afinal, o que é Landing Pages? Vamos juntos conhecer mais sobre o que é, para que serve e o porquê você precisa de uma.

O que é Landing Page?


Landing Pages são páginas de conversão, também conhecida como página de destino ou entrada. De uma forma direta e objetiva, ela tem como missão conduzir o usuário a fazer uma ação no seu site e/ou blog.

Seja para uma compra ou um download, por exemplo.

Ela é criada e divulgada pare que realize conversões de qualquer tipo.

Isso não significa que uma Landing Page não tenha itens obrigatórios. Eles existem sim, e vamos falar detalhadamente sobre eles ainda neste artigo.

No momento, vale utilizar exemplos para que não reste dúvidas sobre o que é Landing Page.

Suponhamos que você crie um conteúdo de isca digital para download. Conduzir o usuário para fazer o download do material, vai depender de uma Call to Action (Chamada para ação) ou CTA, um convite para que o usuário reaja ao seu conteúdo.

Para isso, entre outras estratégias, pode se valer de um link em meio a um post, um banner ou um botão de CTA, como mostra a imagem abaixo.

Em geral, essas estratégias levam a um landing page. E é ali, nessa página de destino, que a conversão basicamente se confirma.

E para fazer o download desse material que você oferece, o usuário se registra em um formulário simples. O mais importante nesse contato dele é o nome e o e-mail.

E a partir daí, você tem um novo Lead.

Entendeu o que é uma Landing Page? Agora vamos descobrir mais sobre sua função.

Para que serve a Landing Page?


Vimos agora pouco, uma Landing Page realiza conversões gerando Leads.

Dessa forma, ela se constitui em um passo importante no processo de venda de produtos e serviços.

É através dela que você iniciará um relacionamento com futuros clientes.

E é por esse motivo que ela precisa ser construída com linguagem convidativa e aparência atrativa.

A conversão e a atração de um potencial cliente para a sua base de contatos depende dessa estratégia.

Mas muita atenção: uma landing page não é uma página qualquer. Um dos principais erros no marketing digital é não dar valor a ela e tratá-la como uma homepage, por exemplo.

Homepage x Landing Page

Você pode ter uma noção do que é Landing Page e, ainda assim, confundir o termo com homepage.

Como falamos lá no começo do artigo, uma das formas de se falar sobre ela é como página de entrada.

E uma homepage de um site nada mais é do que uma página de entrada, certo? Mas vamos esclarecer as diferenças entre elas.

A homepage de um site é a apresentação dele, uma capa de certa forma. Ela aponta direções para o usuário, mas não é a solução para sua necessidade. Ela é subjetiva, cheia de links, imagens e também anúncios.

Já a Landing Page tem como principal fundamento responder a demanda específica do usuário, recomenda o que ele deve fazer indicando um único caminho. Ela é objetiva, com elementos restritos para evitar distrações.

Ficou claro agora? Continuando…

Por que fazer o uso de Landing Pages?

Agora que você está mais por dentro de o que é Landing Page, podemos avanças para a importância da ferramenta em uma estratégia de marketing digital.

Você já sabe que ela é uma página de conversões e geração de leads. Mas por que você vai precisar dela?

Talvez você conheça, já tenha ouvido falar ou não faz ideia alguma sobre o que é um funil de vendas? Vou fazer uma breve explicação.

Imagine um funil, é um funil desse que você tem em casa, que você utiliza para colocar um líquido em um recipiente que tenha uma boca menor, sem fazer aquela lambança toda.

No topo dele estão os visitantes do site e seus leads, fazendo descobertas sobre sua empresa ou buscando soluções para um problema.

O meio do funil está a oportunidade, onde leva o usuário a considerar você como uma opção para solucionar seu problema.

E no fundo estão seus clientes, aqueles que passaram de Leads a clientes, que já confiam em você a tarefa de solucionar o problema. Para que se chegue nessa etapa, você depende da conversão em Leads e a nutrição desses contatos.

E adivinha qual o meio de gerar essas conversões em Leads? Isso mesmo, a Landing Page.

Esta é uma estratégia muito eficaz se utilizada da forma correta.

Deve se dar uma atenção para Landing Pages, é através dela que se gera conversões e se inicia uma relação entre você e o cliente.

Contudo, entender e dominar essa ferramenta é indispensável para o sucesso de sua estratégia de Marketing Digital.

O que é preciso ter em uma Landing Page?


Pronto, agora que você está por dentro de o que é e por que precisa de uma Landing Page, é hora de entender quais são seus elementos. Essas dicas irão te ajudar a criar uma poderosa Landing Page.

É indispensável se concentrar em cada etapa, mas não deixar de pensar no contexto geral. Lembre-se sempre do seu objetivo.

  • Ser Objetiva

Não agregue nada que irá atrapalhar o foco do usuário, isso fará com que você distancie o objetivo da Landing Page. “Ah, mas as narrativas são extensas”, sim, em alguns casos a narrativa é extensa, com estratégias de contar uma história para envolver emocionalmente o leitor, mas no geral é importante que vá direto ao ponto.

Quanto mais você dizer com menos palavra, melhor. Claro que isso exige algum talento criativo e de escrita, mas se você achar que não tem nenhum pratique, escreva, monte, revise, ajuste e escreva novamente, só assim poderá alcançar uma Landing Page de sucesso.

  • Titulo Atraente

Lembre-se que sua Landing Page existe para tirar o usuário da inércia, levá-lo a se mexer na cadeira. Fazer com que ele escolha entre clicar em um botão ou fechar a página, essa decisão ele toma em pouco segundos.

Você deve ter um título atraente para que, no mínimo, ele pense mais a respeito antes de fechar a sua Landing Page sem converter, o ideal é conquistá-lo nessa fase, com o mínimo de palavras possível.

As opiniões sobre títulos mais atraentes podem ser variadas. Mas o importante é o exercitar, pensar no seu público, no que o atrai e caprichar, refaça até alcançar o título perfeito.

  • Formulário

Se você entendeu o básico sobre o que é uma Landing Page, sabe que ela existe para capturar o usuário e convertê-lo em um potencial cliente, contudo isso depende de um formulário de contato.

Nada complexo para fazer com que o usuário acabe saindo de sua página, lembre-se que a Landing Page tem o intuito de capturar Leads, faça algo simples, como pedir o endereço de e-mail e o nome, essas são as informações essenciais para conversão e ele se tornar um Lead.

  • Oferta

Por que ter uma Landing Page objetiva, atraente, convidativa, mas não ter uma oferta boa?

Veja, faça uma análise crítica sobre aquilo que está oferecendo. Aos seus olhos parece ótima sua oferta, mas pode não despertar sentimento algum no usuário, a não ser indiferença.

Lembre-se sempre, conheça seu público e o que o atrai, nessa etapa você já deve trazer a solução para o problema do usuário, resolvendo uma demanda específica.

Vale também falar sobre descontos, bônus e benefícios adicionais, em uma Landing Page, o usuário sempre percebe uma vantagem de forma objetiva.

Para garantir o sucesso, é só caprichar na oferta.

  • Conteúdo

Alguns aspectos, a Landing Page não se diferencia de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, estamos falando aqui especificamente no que ela entrega ao usuário.

É indispensável que o conteúdo seja útil e relevante para o usuário, expresse autoridade naquilo que oferece e na maneira como a faz.

Faça o uso de uma linguagem clara, objetiva e sugestiva, isso é importante, a página estará completa se for percebida como uma vantagem para o usuário, deixe claro o que ele tem a ganhar ao confirmar a conversão.

  • Call To Action

Afinal, o que é CTA? Resumindo, é um convite para uma ação do usuário. No caso das Landing Pages, o Call to Action em sua maioria das vezes aparece com um botão. Não tome isso como um simples botão do tipo “clique aqui”, a CTA deve ser bem convidativa.

No geral, uma CTA vem com uma frase curta acompanhada de um botão, perceba que, em uma Landing Page, tudo leva a um caminho do qual vá atrair o usuário.


  • Elimine as Distrações

Faça esse questionamento em sua Landing Page com todos os elementos que a compõe, eles têm que contribuir com a conversão. Se está inseguro o ideal é fazer o uso de um layout limpo e leve, fuja de qualquer forma de distração, e sempre tenha como regra geral: se não agrega, não use.

Testes A/B


Depois de seguir todos os passos anteriores, provavelmente haverá dúvidas sobre detalhes finais da página. Tais como:

“Onde colocar o Formulário?”

“E meu botão de CTA, será que está no lugar certo?”

“Será que as cores estão corretas?”

“Meu título está chamativo?”

A construção de uma Landing Page é dinâmica, não precisa ficar refém de um único modelo. Crie duas opções se está com dúvida entre rosa e azul, entre “lucro” ou “ganho” em seu título.

Recomendamos que qualifique a sua Landing Page com testes A/B. Nunca ouviu falar sobre o teste?

Esse teste é bem simples, consiste em lançar duas versões de um mesmo produto (em nosso caso, a Landing Page). Ao analisar os resultados, é possível determinar na pratica qual é mais atraente para o seu público e, assim, fazer o uso apenas desse modelo.

Concluindo


Deu pra entender agora que não há sucesso no Marketing Digital sem saber o que é Landing Page?

Abordamos o conceito, sua função e alguns segredos e truques para usar essa ferramenta em sua estratégia.

Conferimos dicas para fazer a criação de uma Landing Page de sucesso e também como é importante para gerar conversões e conquistar Leads.

Agora está em suas mãos o próximo passo, que é colocar em pratica tudo o que te ensinamos aqui.

Não se esqueça das palavras-chave de uma Landing Page: objetividade, clareza, atratividade e engajamento.

Agora sim você está preparado para alcançar resultados espetaculares. Quer investir em uma Landing Page? Entre em contato.

Vamos conversar?