Tendências para o Marketing Digital

Fique atento para as mais recentes Tendências para o Marketing Digital em 2020!

 

A cada ano novas tendências do marketing digital surgem e tomam conta das estratégias de agências e empresas. Humanizar, Relacionar, Educar, Personalizar, Micro Segmentos, Experiências do Usuário são as palavras chaves das tendências do marketing digital.
Em tempos de novos comportamentos do consumidor, estar à frente é fundamental para sair da mesmice e ser pioneiro em ações modernas de relacionamento.

Relacionamento duradouro é ouro.

A rima é boa e já diz tudo, representa bem o que o bom relacionamento com os consumidores significa para as empresas. Vem ano a ano como tendência e agora não será diferente. Afinal, a chave do sucesso das companhias é uma boa e duradoura relação com o público.
Isso significa que a venda deve ser resultado final de uma estratégia de marketing bem trabalhada, em que o foco deve ser o relacionamento com o consumidor. Quanto mais forte e duradouro, mais vantajoso será para a empresa. Por isso, é ouro.

 

Humanização do e-mail marketing

 

Humanização

Quantos e-mail marketing você apagou de sua caixa de entrada hoje, até mesmo sem ler? E quantas vezes será que isso aconteceu com e-mails da sua empresa?
Humanização cultiva relacionamentos. Quando você humaniza seus e-mails, os consumidores começam a sentir que estão tendo uma conversa real, com uma pessoa real, assim não sentem que estão sendo manipulados e comercializados por uma entidade sem rosto atrás de uma tela. Ou seja, a humanização faz sua marca ganhar vida.
Ao tornar sua comunicação mais humanizada, você incentiva o contato e, assim, os consumidores começam a se sentir como se estivessem em uma conversa e respondem mais aos seus e-mails. Isso estimula o relacionamento da sua empresa e o público-alvo, o que ajuda a construir uma conexão mais profunda e emocional.
A humanização torna sua empresa diferente: quando você começa a humanizar, seus e-mails passam a se destacar nas caixas de entrada, aumentando, pois, a taxa de abertura, métricas de engajamento e por fim, as vendas.
Uma boa dica é otimizar ainda mais as segmentações, criando micro segmentos, nas suas listas de e-mail, tratando cada micro segmento de forma mais humanizada possível.

Telegram

 

Telegram

 

O Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e, principalmente, sem limite de usuário nos grupos. Quem acompanha um pouco mais de perto os infoprodutores deve ter notado que tem várias comunicações promovendo a entrada em grupos do Telegram.
As empresas e empreendedores de Marketing Digital, já perceberam que a entrega de conteúdo nessas mídias é de 100%. Ou seja, os conteúdos que você envia para as suas listas de transmissão no Telegram por exemplo, são entregues com efetividade.
Já Facebook, Instagram ou mesmo YouTube não entregam seus conteúdos pra toda sua lista. E seus algoritmos estão cada vez mais exigentes, entregando, assim, seus conteúdos para um número cada vez menor de pessoas.

TikTok

 

TikTok Logo

O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. O aplicativo já superou o Instagram nos Estados Unidos e vem chamando a atenção do público e também das empresas. Uma plataforma simples de mexer e que permite que os usuários criem vídeos bem divertidos e de forma viral!
Segundo estatísticas, os usuários do TikTok têm características bem específicas. Como a maioria dos vídeos tem o tom de humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente.
Se a sua empresa tem clientes dentro da faixa de 16 a 24 anos, os resultados podem ser ótimos

Uso ainda maior de influenciadores digitais

 

influenciadores digitais

 

Os influenciadores digitais conquistaram seu espaço como elementos de divulgação e promoção das marcas. Uma das tendências do marketing digital na área de redes sociais, é que se torne cada vez maior o uso dos digital influenceres nas campanhas online.
As pesquisas comprovam que as pessoas levam muito mais em consideração as recomendações de produtos e serviços de uma pessoa do que as feitas através de um anúncio ou press releases. É justamente aí que os influenciadores digitais entram.
Este é um mercado que cresce aceleradamente no Brasil e no mundo, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais profissionalizado. A popularidade nas principais redes sociais no Brasil, hoje em dia é obtida através de muita técnica e investimento.
O marketing de influência não deve ficar restrito aos perfis com milhares de seguidores nas redes sociais. Uma das tendências é de que os micro influenciadores, aqueles que têm um número menor de seguidores, mas são bastante relevantes em um nicho de mercado específico.

SEO, um aliado cada vez mais estratégico

 

seo tendencia marketing digital

Com o aumento da concorrência por palavras-chave e dos custos de mídia é importante estar bem posicionado organicamente nos mecanismos de busca. A valorização do trabalho de SEO nas estratégias de marketing digital contribui para atrair um público mais qualificado e fortalecer a marca na internet.
As constantes atualizações nos algoritmos do Google, no entanto, exigem a adaptação e o aprimoramento das técnicas de SEO, além de criar a necessidade de investir em ferramentas de pesquisa de palavra-chave e análise.
Busca paga e busca orgânica precisam caminhar juntas
Mais do que uma tendência, essa dica deve ser um dever para qualquer empresa que deseja aumentar sua presença digital de maneira mais assertiva.
Usar ferramentas de SEO e de links patrocinados de forma integrada é essencial para que busca orgânica e anúncios no Google caminhem lado a lado. O que gera resultados mais consistentes e evita que a empresa gaste com palavras-chave que não são interessantes para o negócio.

Aumento da busca visual

 

Busca Visual

Entre as últimas tendências de marketing que buscam otimizar a experiência do usuário está a busca visual. Esse recurso, bastante comum em buscadores, permite fazer uma pesquisa a partir de uma imagem, como uma foto ou um print da tela.
Já existem diversas ferramentas que oferecem esse recurso, como o Google Imagens, Google Lens e o Pinterest Lens. Assim, um usuário pode ver um item de seu interesse, tirar uma foto ou um print, e pesquisar por produtos semelhantes em lojas virtuais.
De acordo com dados da consultoria Gartner, as marcas que adaptarem seus sites para busca visual terão um crescimento de até 30% nas vendas online nos próximos anos.
Por isso, é importante aplicar técnicas de SEO para imagens no site de seu negócio. Isso inclui inserir title tags e descrições que ajudem os algoritmos dos buscadores a entenderem do que se trata a imagem e relacioná-la com as pesquisas dos usuários.

Pesquisas por voz

 

Pesquisa por voz google

Comandos por voz são parte do costume de 34% dos brasileiros. O português é o segundo idioma usando o formato. Nos Estados Unidos, 30% das residências já contam com assistente de voz, como Alexa, Google Assistant e Siri. Para Interney, as pessoas já vivem num mundo de voz, essa é a nossa interface natural.
Nesse mundo baseado em voz, é preciso pensar em conteúdo como solução. Que problema você resolve para o usuário? É preciso entender o que o usuário está buscando.
Essas são as principais tendências do marketing digital para os próximos anos. Quer investir em marketing digital? Entre em contato.

Vamos conversar?